domingo, 2 de setembro de 2018

Auto Retrato do AR CONDICIONADO


                                                                         
Nasceu em Freixo de Espada à Cinta, mas veio para Lisboa muito cedo onde passou a residir em casa de uma tia abastada.

Bastante irregular nos estudos, em nada se distinguia das demais crianças no prazer de brincar, embora a sua distracção preferida fosse com uma agfamatic - pocket  já toda espatifada.

Ao atingir a adolescência começou a ter tonturas, falta de ar e fraqueza. Aí percebeu que a sua vocação era realmente ser fotógrafo, o que o levou a viajar pela a Arábia Saudita onde montou um Estúdio.  

Sempre respeitando a tradição islâmica, nunca fotografou mulheres com decotes nem alças, usando sempre t-shirts brancas com gola alta para tapar o corpo dos modelos.

Declarando-se inocente, nem com isso pôde evitar a acusação judicial de ter plagiado uma foto de uma revista de Modas no Dubai, facto que o condenou à prisão.

Mal se viu em liberdade condicional, voou para Lisboa onde se mantém em situação prolongada de desemprego.  

A sua participação nos “Pezinhos de Molho” é para ocupar o tempo e por não saber fazer outra coisa senão fotografia!

Entretanto, trabalha afincadamente numa “ História da Fotografia Portuguesa” onde espera integrar fotos suas, e obter  o reconhecimento que há muito lhe é negado.

Espera morrer pobre, desbatizado e com menos dez quilos!

Nota: Não fosse a insistente pressão dos meus incondicionais admiradores, e não teria publicitado aqui este breve retrato meu. Fi-lo contrariado, e com o sentimento inútil de haver cumprido mais outro dever!  



Laços e Nós



 



À LAIA DE ANUNCIADA DESPEDIDA...


Na antevéspera do 3º aniversário dos Pezinhos de Molho, eis o que espero, prioritariamente, fazer:

Aprontar de vez a minha pesada mala de viagem, tatuada com um medonho dragão; não perder a carteira com o bilhete pré comprado na Gare do Oriente; despachar o velho cachorro para o canil; subir, com um ramo de rosas vermelhas, a porrada de degraus que me separa da vizinha do 5º andar, e dedicar pela derradeira vez, com um sincero obrigado, alguns mimos fotográficos ao amplo leque de amigos ( conhecidos ou não) que têm acompanhado a edição das minhas fotos.

Este vivo agradecimento, porém, não envolve os demais elementos dos pezinhos ( af, CG e CX),  que nunca quiseram admitir como  as minhas postagens lograram inspirá-los no processo da suas produções, optando por continuados comentários bota abaixo, salvo raríssimos  escritos seus sob o efeito, quer de reles bebidas alcoólicas, quer de drogas magrebinas ou mesmo xutos provenientes da nossa abrasileirada Costa da Caparica.

E perdoe-se, já gora, a seguinte inconfidência:

quantas vezes, no instante de proceder a uma soberba captação, não me vi acotovelado pelo af? Impossibilitado de disparar, devido ao  CX  ter-se posicionado, maldosamente,  entre mim e o “ meu” objeto? Ou perturbado com os piropos do CG dirigidos a gajas com uma postura e beleza assaz duvidosas?

Não! Não! Basta! Basta! Adeus, Pezinhos de Molho! Chegou a hora de aceitar o convite que me foi feito por um conceituado administrador de outro blogue, que é Chinês e, para além de oferecer uma condigna remuneração mensal, me garante:

exposições semestrais no coração das grandes capitais mundiais, e diários e justos e sinceros comentários altamente elogiosos às minhas fotos!

A partir de agora, pois, e por curto tempo, enchei o olhar com a última coleção de fotos selecionadas pelo A.C. e, sem preconceitos fóbicos, deixai-vos excecionalmente enlear pela beleza que delas emana:

apesar de uma digitalização a martelo e  com uma grande economia de pixels, em consonância com os dias tristes e magros,  impostos por esta ultrajante Crise!